sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Rua Barão do Amazonas... um charme

Sou um bairrista confesso, gosto muito de escrever sobre pessoas e fatos de Ribeirão Preto. E pra não fugir deste propósito, dedico minha escrita de hoje para essa rua que, pra mim, é a mais charmosa da cidade: a Barão do Amazonas. Ela faz parte do trajeto de minhas caminhadas matinais e, a cada dia que passa, gosto mais dela. Tem uma rua no bairro Pinheiros, em Sampa, que tem muito a ver com nossa Barão, acho até que alguém nela se espelhou.

Ela obedece o sentido bairro-centro e tem de tudo - ou está próxima a tudo. Senão vejamos. Vou começar por onde ela termina, na avenida Caramuru. De cara passamos pelo Clube Portuguesa, prédios e casas antigas e uma respeitosa subida. No início da descida, à direita temos a Escola de Dança Luciana Junqueira, supercampeã. Mais à frente, a bela escolinha de futebol do São Paulo F.C., onde crianças sonham em ser futuros craques. Um pouco mais à frente, inúmeros consultórios médicos. Já estamos no Bouleward e o requinte de suas lojas, passando pela Rua Eliseu Guilherme. Se alguém tiver um piripaque, a cem metros à esquerda está o ótimo Hospital São Paulo. Ainda mais a frente passamos pela Secretaria Estadual da Educação e pela avenida Nove de Julho, com suas sibipirunas centenárias, centro nervoso da cidade, região dos bancos e de nossa imponente Recra.

Cruzando a Nove, começando a descer, temos uma loja de biquíni que desnuda nossas meninas no verão. No mesmo quarteirão, temos uma casa noturna GLS, restaurantes, Colégio Marista - responsável pela formação de grandes homens -, floricultura e até farmácia. Mais abaixo, lojas e mais lojas, sorveteria que nos refresca o ano todo. Imortalizando nosso artista Bassano Vacarini, temos um hotel com seu nome, um cheiro de pão de queijo emana de um forno sempre aceso... Já estamos na região de lojas novamente, com suas vendedoras lindas. Na re¬gião que começa na Rua Florêncio de Abreu e vai até a Ge¬neral Osório, não sei qual mais admiro, só sei que me encan¬to até com seus manequins de bumbuns arrebitados que a cada dia que passo mudam de roupa.

Antes da Rua São Sebastião, uma loja teve uma ideia genial: na época natalina, colou carpete vermelho na calçada. Ficou show! Pertinho tem uma igreja evangélica, mais abaixo está a loja do meu amigo Lino Strambi, que ja faz parte da história da cidade.

Entre sedas, jeans e viscoses está a loja do meu amigo Chico Bolsas, no mesmo local já há duas décadas. Passamos pela Praça Carlos Gomes (grande maestro!) e, ali mesmo, está o Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp). Passando por estacionamentos e casas antigas, chegamos na Avenida Doutor Francisco Junqueira, onde antigamente existia a radio mais famosa do Brasil, a PRA-7, e onde começa o que termino. Dei um passeio com você pela rua mais charmosa de Ribeirão City.

Nenhum comentário:

Postar um comentário