sábado, 5 de novembro de 2011

Mulheres se arrumando

Ha alguns dias, recebi uma ligação do meu grande amigo Tião do Violão, sambista, compositor de primeira. Ele estava louco para mostrar-me sua última composição: era um samba de breque satirizando algumas figuras lá do Nordeste. Marcamos no Bar do Bim, meu amigo de mocidade. Bim faz um tiragosto show de bola e sua cerveja chega na mesa da gente vestida de noiva, uma camada de neve branquinha lhe cobre por inteiro, e, entre umas e outras, Tião mostrou-me a música. Achei genial.

Samba aprovado, ele feliz, encostamos o violão num canto, mandamos vir aquele crocante torresmo e abrimos mais uma. Foi quando Tião resolveu mudar o assunto e mandou ver:"Buenão... Descobri uma coisa". Perguntei: "O quê?" E ele... "Aquele ditado de que as mulheres se arrumam para seus maridos é a maior furada, amigo..." Eu ali, olhando pra ele e esperando o arremate. E ele: "É, cara, a verdade é que elas se arrumam para outras mulheres. Repare bem quando você está numa festa, com sua primeira-dama e outros casais. Entre elas é o maior tititi, só observando e criticando as que chegam ou passam. Preste atenção, cara, uma fala pra outra: 'Fulana engordou, o sapato não combinou, aquele cabelo tá fora de moda, detonam o vestido e por aí vai. Elas se arrumam temendo a língua feminina, que é cheia de veneno, amigo. Se for uma lindona, então, é que o bicho pega, procuram de toda maneira um defeito, nem que seja na maquiagem."

Enquanto Tião falava, fiz uma retrospectiva mental pelas festas que já estive e disse que ele tinha razão. "Veja bem, Buenão", disse Tião. O bicho homem não é muito de guardar datas, seja de casamento ou aniversário, não é de reparar quando elas mudam o cabelo, cor da unha e outras coisas. Tião prossegue: "Por varias vezes levei dura de minha mulher porque, ao sairmos de casa, descendo pelo elevador do prédio onde moramos, olhando aquele espelho enorme (elas adoram), ela percebe que não tirou a piranha que prende seu cabelo. E com aquele olhar devastador, logo dispara: 'Você não viu a piranha no meu cabelo???' Eu com aquela cara de paisagem não abro a boca, e ela... 'É isso aí, não sei quantos anos faz que você não olha na minha cara' e por aí vai, no final fica tudo zero a zero."

"Buenão", continua Tião, "tempos atrás fomos convidados para uma festa, e semanas antes, ela já provava seus vestidos, e percebendo que seu número havia aumentado, começou sério regime pra caber no que ela mais gostava, e lá veio regime do queijo, regime da lua, massagem linfática, chá verde e dá-lhe caminhadas e mais caminhadas. Por fim, ela estava radiante, a roupa lhe coube na medida."

"Chega o dia da festa, em poucos minutos dei uma geral em mim, e pronto que estava, fiquei assistindo a ela se arrumar, cara. Não é mole ser mulher, ter que se mostrar bonita. Minha tigresa já tinha passado parte do dia fazendo as unhas, cabelo, depilação, sobrancelhas e foi uma labuta ela se enfiar naquela meia-calça, que acaba por colocar no lugar o que restou do que a dieta não conseguiu eliminar. Fica tudo durinho e lá vem espelho, pequenos pincéis, pó não sei do quê, cremes mil, rimel e ela fazendo todo este sacrifício para não decepcionar a anfitriã. A cada retoque me consultava e eu lhe massageava o ego, sapato de fino gosto nos pés, vestiu-se de princesa... Ao fechar o zíper, eu disse: 'Você está deslumbrante'. Combinando com tudo, uma pequena bolsa onde tudo cabia e lá fomos nós."

Tião do Violão, orgulhoso, completou: "Buenão, valeu a pena, minha primeira-dama arrasou na festa, ela estava simplesmente linda!"

Esse Tião...

Nenhum comentário:

Postar um comentário