domingo, 15 de abril de 2012

Iris Ribeiro – A Voz!


buenocantor@terra.com.br

Nas minhas andanças pelo mundo artístico e radiofônico tenho gravado na memória vozes de grandes radialistas. São vozes que para sempre permanecem vivas na minha memória. Sou do tempo que o rádio imperava... FM ainda não existia. Televisão era produto de luxo! Só à noite e olhe lá. Por isso fica difícil dizer um lugar que não tivesse um aparelho de rádio ligado.
Aqui em Ribeirão Preto era possível ouvir com perfeição transmissões de rádios de São Paulo e Rio de Janeiro.  Lembro – me como se fosse hoje. Cresci ouvindo rádio! Grandes  nomes se fizeram nessas grandes capitais. Ari Barroso,  o autor de “ Aquarela do Brasil” que antes de ser um grande compositor era também radialista de mão cheia! Lamartine Babo, compositor dos cinco hinos dos cinco maiores clubes de futebol do Rio, também deu o ar da sua graça no rádio durante anos.
Em São Paulo na rádio Bandeirantes vem à lembrança a voz de Helio Ribeiro. O Brasil parava quando ele rodava clássicos americanos como de Frank Sinatra e simultaneamente as traduzia aos ouvintes. São momentos que marcaram minha vida!
O rádio ribeirãopretano sempre teve grande influência na comunicação do país. Daqui também despontaram talentos como Moacyr Franco.
Naquele tempo para ser locutor era necessário um requisito básico. Ter voz bonita! Mas algumas exceções  venceram essa barreira, mais pelo talento, pela inteligência do que pela voz.
Wilson Toni embora tenha estado a frente de um dos programas de rádio de maior audiência no interior do país, fez fama criticando a própria voz no ar!  O conheci ainda menino na rádio 79 lendo textos ao lado de J. Beschizza.
 A mesma emissora onde trabalhava Welson Gasparini, que dali despontou para a política e hoje é o prefeito da cidade pela quarta vez.
Vicente Seixas, memória viva do rádio atravessou gerações no comando do seu inesquecível programa “ A Hora da Criança”. Desde aquela época  Welson Gasparini e Vicente Seixas estão sempre juntos para o que der e vier!
 Corauci Netto foi meu ídolo nos anos 1960. Morandini resiste ao tempo e entra para a história , certamente como um dos radialistas com mais tempo no ar!
Passarelli o repórter rodoviário. O Xavier o querido Xaxá.
JC Caparelli e filhos estão de volta ao ar. O pai, Carlinhos e Jarnei dão vida nova a Radio Verdade. Sem contar outros grandes nomes., Jovino Campos, Dácio Campos, Schiavoni, Manoel Branco, Cassoni, Porto Alegre, , Apolinário, Totinha, Coelho, Mauro Silva, Carlos Calixto, Gilmar Amilton, Renê Andrade, que me perdoem se esqueci alguém...
Reservo parte deste texto para falar do inesquecível Tiririca.
Tinha o costume de fazer imitações no programa onde até o nome era irreverente. “ Balanga  Beiço”. Imitava com perfeição gays, mulheres de todas as idades e tipos, personalidades... era campeão no horário, lado do parceiro Corauci Netto.
Num passado recente, quando a rádio 79 se mudou para a rua São  José, passou a ser dirigida pela jornalista Adriana Silva. Ao revirar os documentos da emissora, encontrou em um dos baús fotos antigas. Por idéia dela mesmo as fotos foram restauradas e disponibilizadas nos corredores da rádio.
Fato interessante  é que em várias dessas fotos estavam justamente o radialista Iris Mendes Ribeiro. Isso me remeteu ao passado mais uma vez!  
Iris sempre esteve envolvido com a música na cidade. Era uma espécie de parceria com Horvildes Simões e o grupo de compositores “Gente Cá da Terra “. No seu programa “ Eu Ela e a Música” no ar pelas manhãs na rádio 79 resiste ao tempo e  continua com o mesmo formato de mais de 30 anos atrás!  Tem um repertório refinado e sempre valorizando o que há de melhor. Sem contar que valoriza artistas locais, coisa difícil hoje em dia!
Iris Ribeiro  tem a voz privilegiada! A mesma dicção, postação... aquele grave acentuado que fez história no radio... sempre a mesma , desde o início.
Ao amigo Iris Ribeiro uma singela homenagem deste fã como forma de agradecer tudo que fez, que faz por nossa Ribeirão Preto e pelos artistas que você tanto prestigia!


Um comentário:

  1. IRIS RIBEIRO depois de todos esses anos que felicidade saber de vc,na época eu com 16 anos amava eu ela e a musica,hoje com 66 revivi os melhores anos .Valeu voz de veludo!

    ResponderExcluir