sábado, 2 de junho de 2012

HOTEL BRASIL



                       
Na esquina da Avenida Jerônimo Gonçalves com a Rua General Osório, está localizado o Hotel Brasil. Construído em 1930, o prédio é considerado um dos cartões postais de Ribeirão Preto e conhecido por ter hospedado autoridades políticas, membros de associações internacionais e clubes como Boca Juniors e River Plate, entre os anos 1930 e 1955. 

O imóvel é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural (Conppac), mas sofre com a ação do tempo e a falta de projetos que visam à ocupação do local, uma vez que ainda não há respostas dos proprietários em relação à revitalização do local.

O hotel é um dos 46 bens que compõem uma lista de prédios históricos relacionados pelo Conppac que aguardam projetos de revitalização para a preservação da arquitetura e difusão cultural e histórica.

Riqueza de Ribeirão Preto
O Hotel Brasil faz parte da história de famílias importantes para Ribeirão Preto, o projeto de construção inicial do imóvel é de Vicente Viccari com a colaboração do engenheiro Antônio Soares Romêo.

Com o falecimento de Viccari o prédio do hotel foi legado em herança para sua filha, casada com Pedro Moschini que permutou o prédio com Pedro Biagi, em troca de três imóveis da Vila Amélia e uma chácara. No final da década de 1980 o prédio do hotel foi vendido para o empresário Maurício Marcondes de Oliveira.

O Hotel Brasil foi arrendado ainda nos anos 1930 por José Antonio Chinez, imigrante chinês. Posteriormente foi arrendado por Pedro Sinivaldi, imigrante italiano e, Antonio Sacramento, imigrante português que locou o hotel até o ano de 1945. Em seguida os irmãos da família Belíssimo: José, Felipe e Antonio permaneceram a frente dos negócios até falecerem. Mais tarde, os filhos de Antonio Belíssimo, Paulo, José e Luiz ficaram como sucessores do arrendamento até o ano de 1982. O último locatário do Hotel Brasil foi o Sr. Sebastião Gualberto Machado e seus filhos Marco e João Gualberto proprietários da organização Hoteleira Machado de Campos Ltda.
Informações: Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto

3 comentários:

  1. Moço... Vc poderia me ajudar, estou fazendo trabalho de TCC sobre o hotel, porém não consigo contato com o dono. Como que faço? Eu só queria tirar umas fotos internas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso conseguio algo a mais ? Estou fazendo tambem trabalho sobre ele .. entra em contato comigo se tiver algo

      Excluir
  2. Eu sempre quis entrar nesses lugares para ver como é, estudo muito sobre esses lugares históricos e antigos,quem sabe um dia eu consigo.

    ResponderExcluir