sábado, 29 de outubro de 2011

Meus tempos de criança

Ano passado fui fazer um show na cidade mineira de Bar¬bacena, vizinha de Tiradentes, que também se avizinha a São João Del Rei, onde há uma maria-fumaça que percorre um trajeto de 12 quilômetros transportando turistas. Eles se deliciam e, assim, revivem uma época de puro saudosismo, tempos de criança, tempos da delicadeza.

Barbacena estava muito fria naquele mês de agosto. Assustei-me com tantas igrejas, subidas e descidas em pleno centro da cidade. Ali, carro 1000 tem que andar na primeira marcha. Segunda, às vezes. Barbacena não é muito longe, fica a 450 quilômetros, mas para chegar lá, meu amigo, não é mole. As estradas mineiras pedem atenção redobrada, é uma curva uma atrás da outra, e para dar de cara com vacas na pista não é preciso rodar muito. Várias vezes precisamos dar a preferência a elas, amigo!!! Depois de duas horas rodando, paramos num posto de gasolina. Comentei com moradores locais a razão de tantas curvas. Eles disseram que eram antigas estradas boiadeiras e que jogaram asfalto em cima. Tá explicado.

E fomos em frente. Ao chegarmos em um pequeno trevo, as indicações confundiram meu amigo Cipó. Tínhamos que entrar à direita, ele foi para a esquerda, e uma placa avisava: Miraí! Percebemos o erro e por pouco não entramos na terra de Ataulfo Alves. No dia 2 de maio ele completaria 101anos. Como poeta não morre, passa para a eternidade, Ataulfo está entre os maiorais. Foi um dos maiores compositores brasileiros, compôs entre tantas o clássico Meus tempos de criança. Acho que esta é a única música que popularmente tem três nomes, razão do titulo deste texto.

Por instantes revivi velhos tempos de cantor da noite, quando cantava de tudo. E essa música sempre foi, junto com Boemia, Andança e As rosas não falam, a campeã de pedidos. Mas, às vezes, o bilhete conduzido pelo garçom trazia escrito: "Por favor, Bueno, cante Professorinha ou Meu pequeno Miraí". A gente sabia que se tratava de Meus tempos de criança e mandava ver.

Ataulfo Alves compôs esta canção para sua Miraí com tanta doçura que até peço licença para invadir sua obra, peço licença a Ataulfo para com ele invadir sua infância, que também é minha. Que ele me deixe sentir saudade da professorinha que também me ensinou o bê-á-bá, e que aos domingos me deixe assistir a missa na matriz da minha pequenina Batatais, rever Mariazinha, meu primeiro amor, onde andará??? Peço licença a Ataulfo para com ele e toda a meninada fazermos muitas travessuras, jogarmos botão pelas calçadas, num tempo Ataulfo!!! Meu querido poeta, em que a gente era feliz e não sabia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário