sexta-feira, 23 de março de 2012

Você é a saudade que eu gosto de ter...


* Bueno
buenocantor@terra.com.br
www.buenocantor.blogspot.com

Esta frase faz parte da maravilhosa música Outra vez, composta por Isolda e gravada por Roberto Carlos. Sem medo de errar, posso garantir que este é um dos maiores sucessos gravados por ele até hoje. Certa vez, um repórter perguntou ao Roberto qual a música que não é sua e que ele gostaria de ter sido o autor. O Rei não teve dúvida e respondeu na hora: Outra vez, de Isolda.
Gosto tanto desta música que, dentro do meu projeto de sempre cantar um nome da MPB, quando canto a obra do Roberto Carlos ela é a primeira do repertório. Meu filho Lucas Bueno era meu pianista, e adorava fazer aquele acorde da intro­dução. Ao tocar a última nota, olhava pra mim como a me dizer: “Entra pai, agora é com você...”
E eu deixava a nota quase morrer e daí cantava: “Você foi o maior dos meus casos...” Era só voz e piano, era só eu e ele e o Lucas mostrava ali todo seu talento. Lucas é a saudade que eu gosto de ter.
Uma das coisas que valoriza uma obra, seja de um pintor ou a música de um compositor, é o fato de que a mensagem que tentam transmitir provoca uma ou mais formas de se imaginar o que o artista quis passar. Um compositor campeão no que acabo de escrever é Chico Buarque, sua obra é algo fantástico, viajo em suas letras imaginando situações das mais diversas, e é justamente o que aconteceu com meu texto de hoje.  
O gozado é que eu estava sem tema para escrever esse texto quando, como que por encanto, alguém me assoprou a frase do titulo. Procurei, então, pesquisar a obra de Isolda e tive a grata surpresa em descobrir que esta música ela não compôs tentando retratar o fim de um caso amoroso, e sim compôs para seu irmão e parceiro, o também cantor e compositor Milton Carlos, morto aos 22 anos em um acidente de trânsito em 1976, no quilômetro 56 da Via Anhanguera,  próximo a Jundiaí.
Milton Carlos compôs e gravou coisas memoráveis, como Samba Quadrado, uma letra genial. Veja só: “Eu fiz um samba quadrado pra você sentir... Que quanto maior a distância maior é o fim...” Ou Memórias do Café Nice, que diz: “Ai que saudade me dá... Ai que saudade me dá... Do bate-papo, do disse me disse... Lá do Café Nice ai que saudade me dá”. Tenho este CD em casa e sempre o revisito. Ele tinha a voz bem próxima à feminina e lembro-me que até fiquei surpreso ao descobrir que era homem.
Isolda e seu irmão, desde muito pequenos, impressionavam a todos pela facilidade com que compunham lindas canções, participavam de festivais, faziam coro para bandas e artistas e viviam enviando músicas para cantores e cantoras gravarem.
O ano de 1973 foi o mais importante para eles, pois Roberto Carlos gravou deles a música Amigos, amigos, a partir daí eles passaram a fazer parte dos LPs que o Rei lançava todos os finais de ano, nessa época, seus discos eram disputados ‘a tapa’, pois, qualidade e beleza não faltavam. Roberto gravou deles Pelo Avesso e Um jeito estúpido de te amar.
Quando Milton sofreu o acidente, Isolda pensou em parar com a música, dizendo que a tão precoce partida do irmão a fez dividir sua vida em antes e depois do óbito, mas amigos a acolheram e, sem que percebesse, voltou a compor sozinha. Ela, que desde pequena brincava de fazer música, de repente ficou sem o amigo para brincar.
Isolda conta que numa madrugada estava com seu violão e bateu aquela saudade do irmão. Sem nenhuma pretensão compôs Outra Vez e a deixou guardada. Roberto Carlos ligou para Isolda pedindo músicas, ela gravou uma fita e a colocou entre outras e mandou para o Rei, que escolheu justamente esta, Outra vez. É coisa de Deus!
O LP de 1977 foi um de seus maiores discos e nela está essa maravilha de letra e música, emocionando tanta gente Brasil afora... Tomando conhecimento da história desta obra, eu, mais que ninguém, entendo perfeitamente o que ela quis dizer com a frase: “Você é a saudade que eu gosto de ter”.

* Cantor e compositor

Um comentário:

  1. Bueno, obrigado pela pesquisa e esclarecimentos dessa música e de sua autora.
    Realmente algumas canções marcam uma época de nossa vida e esta com certeza será lembrada como um momento alegre ou triste, mas marcante.
    Grande abraço e sucesso!
    Ricardo

    ResponderExcluir