sexta-feira, 2 de março de 2012

TOMANDO CHOPE COM O INIMIGO

Vi Juca Kfouri esta semana na TV Cultura falando sobre Ricardo Teixeira presidente ainda da CBF, daí resolvi reapresentar este texto.
Dona Guiomar, mãe do Sócrates, não conseguia falar com ele daí me ligou dando conta de que Juca Kfouri, jornalista e amigo, precisava falar com o Magrão urgente e não estava conseguindo. Localizei o Magrão, dei o recado e eles levaram um lero. Isso era meio de semana, na segunda feira seguinte por volta de quatro das tarde, meu celular tocou era o Magrão que me deu uma intimada: “Buenão pegue o violão e venha aqui para o pingüim”. Eu retruquei dizendo que estava trabalhando e ele irredutível colocou próximo ao celular o som de um saxofone bem tocado, ouvi por uns segundos “Papel Machê” de João Bosco e Capinãn. Ele deu aquela risada e me perguntou se eu ia resistir ao convite, resultado quinze minutos depois estava eu lá armado de meu pinho.
 O sax bem tocado estava por conta de “Bilo”, grande mestre do sopro e que estava na mesa do Sócrates. Fazia parte da roda de chope, um jovem elegante de terno preto e uma moça de menos de trinta anos, vestindo um blazer verde claro de fino corte. Magrão nem os apresentou a mim e de cara pediu pra que eu cantasse nossas composições com Bilo fazendo contra cantos e improvisos. Cantava sem saber ainda quem eram tais figuras. O tempo foi passando, músicas rolando quando Sócrates disse que ia ao banheiro, assim que ele saiu a moça abriu uma pasta enorme cheia de revistas dizendo ser de amigos e parentes que tomaram conhecimento de seu encontro com o doutor da bola...Lembro-me que Sócrates estava na capa de todas e eram: ‘Veja’, ‘Placar’ e outras esportivas e o jovem também de pasta lotada para o mesmo fim. Perguntaram-me se ele as assinaria, estavam receosos de contrariar o doutor fazendo tal pedido. “Que é isso gente!!!” Disse eu... Ele fará isso com o maior carinho e eu de imediato quis saber quem eram e de onde eram. Ela disse ser de São Paulo e era advogada de Juca Kfouri que denunciou o contrabando na volta da seleção da copa dos Estados Unidos e foi processado por Ricardo Teixeira e o jornalista pediu ao amigo Sócrates para ser sua testemunha, ai matei a ligação do Juca. O jovem de terno... Vejam vocês era o advogado de Ricardo Teixeira presidente da CBF. Só Sócrates mesmo para aprontar essa.
     Levei um tranco e disse: “Pô!!!  E vocês estão aqui no Pinguim tomando chope juntos???”  O jovem que não cabia de felicidade por estar vivendo aquele momento e disse: “Se meu patrão souber que estou tomando chope com o inimigo estou frito, mas esse prazer que estou tendo ninguém me tira, milhares de pessoas no mundo dariam tudo para estarem no meu lugar e arrematou: Sócrates é meu ídolo e de toda minha família, imagina eu aqui na mesma mesa, e que para minha surpresa quando acabou a audiência, ele nos convidou para um chope na choperia mais famosa do mundo, nem pensei em recusar.”
      Sócrates voltou, autografou todas as revistas, brincou com os dois, mandei ver sambas do Noel Rosa, Chico, João Nogueira, o vôo do jovem estava quase na hora e ele se despediu pagando a conta até ali, não sem antes pedir uma nota da choperia que Sócrates autografou, disse ele que a guardaria como um troféu e teria como provar para amigos que não estava contando papo.
       A moça disse: “vou cancelar meu vôo, porque resolvi não ir embora não”. Ela ligou para o aeroporto, remarcou seu vôo, em seguida, ligou para seu marido em Sampa dizendo que ia ficar por aqui completando: “Vou amanhã cedo, sabe porque? Estou tomando chope com meu ídolo Sócrates... sabe onde??? No Pingüim... Estou a cem metros do hotel....E digo mais...Tem um cantor com um violão.....Um saxofonista que é um show, você acha que eu vou perder essa oportunidade??” O maridão é claro que concordou e apoiou a esposa, morrendo de inveja, mandando um abraço para o doutor dizendo ser palmeirense, mas que o adorava.
A noite muito agradável, avançou cancioneira com muitos turistas se aproximando para autógrafos e fotos com o Doutor. A moça se despediu, o bar fechou suas portas e Magrão, sempre gentil e amigo, levou Bilo e eu para casa.

Bueno cantor e compositor
buenocantor@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário