domingo, 18 de março de 2012

Teatro de Arena - Ribeirão Preto


Inaugurado em 1969 o Teatro de Arena, obra do engenheiro Jaime Zeiger, realizada com a ajuda do grande artista plástico Bassano Vaccarini, foi criado para ser um espaço dedicado aos jovens e a todos os envolvidos em ações culturais. Localizado no Morro do São Bento, próximo ao Teatro Municipal, o local foi escolhido pela topografia que beneficia a qualidade acústica do teatro. Foi o primeiro teatro de arena do interior do estado de São Paulo e estreou com a peça Antígona, de Sófacles. Por seu palco já passaram grandes artistas e eventos, como o Festival Internacional de Blues e a Virada Cultural.

Atualmente, o teatro de arena recebe alguns eventos culturais e aguarda a definição de um projeto para a revitalização de toda a área do Morro do São Bento, que o inclui. "Existe a extrema necessidade de revitalizar o espaço e reiniciar o processo de fomento cultural, tanto que já estamos trabalhando em um projeto de revitalização para poder atender ao público artístico e uma plateia ávida pela retomada das atividades”, explica a secretária da cultura, Adriana Silva.

Adriana revela, ainda, que a Secretaria da Cultura está promovendo uma campanha para conseguir parceiros que irão ajudar na revitalização. “Lançamos a Campanha “Empresas Amigas do Arena” e alguns empresários já entraram em contato conosco. Estamos trabalhando em prol de um beneficio para Ribeirão Preto”, diz Adriana.

Para ajudar na revitalização do teatro, alguns artistas e produtores iniciaram o Movimento Pró-Teatro de Arena, que pretende discutir a importância deste espaço. "A proposta é que a sociedade civil se organize para discutir a importância social e política deste espaço cultural, tanto para a cidade de Ribeirão Preto quanto para a região", explica Nathália Fernandes, atriz, produtora cultural e uma das coordenadoras do movimento pró-arena.

A secretária da cultura, Adriana Silva, ressalta a importância histórica do teatro para Ribeirão Preto. "São 42 anos de história, o Teatro de Arena demonstra uma representatividade política impressionante na história da cidade, esse é um dos motivos para revitalizarmos o local. É uma forma de mantermos uma tradição", conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário