sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sócrates... feliz aniversário


* Bueno
buenocantor@terra.com.br
www.buenocantor.blogspot.com

Cruzo com muitas pessoas no meu dia-a-dia e a pergunta que todos me fazem é inevitável: “Buenão, e o seu amigo Sócrates?” Sinto que todos esperam de mim uma resposta que possa matar uma certa curiosidade, ou ainda uma opinião minha sobre sua precoce viagem para o andar de cima, ou talvez de como me sinto pelo acontecido dada à nossa amizade tão intensa por dezoito anos.
Nesta semana, uma pessoa perguntou-me: “Buenão, Magrão era feliz?” Pô, meu. Tirei o chapéu, cocei a cuca e danei a pensar no que ele respondia sempre que lhe questionavam se não ia sossegar, pendurar de vez as chuteiras nessas coisas do coração, e ele sempre repetia: “Buenão, vivo numa busca constante da felicidade...” Daí chego à conclusão de que ele era feliz sim, do seu jeito, com certeza ele era!
Um outro grande amigo nosso, o Alfredo, que Magrão carinhosamente chamava de Fre, esteve com ele em uma terça-feira, na TV Cultura, nos bastidores do programa Cartão Verde, comandado pelo querido amigo Vladir Lemos, e no sábado pra domingo da mesma semana Sócrates nos deixou. Disse-me Fre: “Buenão, Magrão morreu triste, muito triste, acho que ultimamente sentia muita saudade dos amigos daqui, parecia estar muito só”. E eu danei a pensar que poderia ser verdade...
Quando Magrão esteve em minha casa para um lanche e comer gengibre fresco curtido, que aprendi fazer com o Geraldo da sorveteria, ele disse que amava os amigos do Cartão Verde, e quando acabava o programa sempre iam jantar juntos. Vivia momentos únicos em companhia de amigos de um humor tão contagiante que nos dias de hoje quase não se vê. Disse a ele: “Magrão, te conhecendo como conheço, fico feliz por você ter encontrado em Sampa uma galera para te acompanhar, meu velho”.
Certa vez, o vi dando uma entrevista, e o repórter lhe perguntou: “Sócrates, você gosta do quê?” E ele disse: “Eu gosto de gente, eu não sei viver sem o ser humano por perto, basta acordar que logo passo a mão no celular e vou ligando para os próximos, quero estar sempre perto de gente, de amigos, solidão aqui tem passe livre”.
Fagner esteve no Cartão Verde e fez um comentário que achei genial, Sócrates era bem o que ele definiu. Segundo Fagner, Magrão era um cara apaixonante – e era verdade. Disse ainda que quem teve o privilégio de sua companhia sabe bem o que estou dizendo, ele viveu como quis, do jeito que quis, amou as mulheres que quis e arrematou...Ele quis isso.
Fagner, quando conversava com Sócrates,. o chamava de Magrão, e Magrão o chamava de Magrelo. Eu achava o maior barato a relação dos dois, muito carinho, coisa que só grandes amizades podem explicar.
Poxa, Magrão, que saudade gigante, cara! Saudade das nossas noites no Empório Brasília, de você letrando minhas músicas, podia ter o barulho que fosse do lado, nada tirava sua concentração do papel, da caneta sobre a mesa e do tema que você desenvolvia.
Jamais vou esquecer o dia em que você fez a letra do meu samba Lei Seca. Após eu ter ficado seis meses sem tomar uma cerveja, estava vencendo a estiagem, me lembro de cada palavra que você escrevia e dava risadas memoráveis, principalmente quando escreveu: “Seu garçom, já preparei meu figueiredo para um porre, chá de boldo mais de um litro, e um bocado de Engov”. Impagável aquela noite com todos ao redor esperando o samba ficar pronto, e quando você terminou a letra a galera cantou junto varias vezes, foi uma alegria contagiante!!
Pois é, parceiro, você faz aniversário no domingo, 19 de fevereiro. Mas, Doutor, você tinha que fazer niver num domingo de carnaval, meu amigo??? Só podia ser você mesmo, cara!!
Bem, parceiro, vamos nos reunir no Empório Brasília no dia 18, sábado o dia todo, numa homenagem supercarinhosa a você! Domingo não... Mas, na segunda feira, depois das quatro da tarde, vamos estar naquela mesa reservada e que tem, merecidamente, o seu nome!
Pintei você numa tela com a camisa da seleção brasileira. Ela vai ocupar sua cadeira e, cercados de amigos, vamos contar muitos causos vividos em sua companhia tão especial para quem pôde te conhecer um dia.
Caso viermos a nos emocionar, não ligue, parceiro, porque será de saudade, muita saudade, uma saudade imensurável de você.
Sócrates... Feliz aniversário, querido amigo!!!

* Cantor e compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário