segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Seleção de 82!!! Que saudade!!!!!



Alguns dias antes de começar a Copa 2006 na Alemanha, estava batendo papo com o Sócrates e mais alguns amigos, e entre um shopp e outro, entrou na conversa a seleção da Copa de1982.
Aquela que sob o comando de Telê Santana, encantou o mundo. Aquela escalação, ninguém esquece!! Ela sim , tinha um quadrado mágico... Cerezo, Zico, Falcão e Sócrates. Ela não ganhou a taça, mas trouxe para o nosso país o título da magia do “futebol arte”.
 Quando questionado sobre a formação daquela seleção,  Sócrates disse que essa de 2006 é a única que poderia se aproximar dela.
Por causa do excesso de craques, principalmente o Ronaldinho Gaúcho. E olha que mau começa a Copa vem a decepção geral.
 Está ganhando, mas não está convencendo!!! O craques não brilham. Muitos apostaram que esta seria a Copa de Kaká!! Outros de Gaúcho, que ainda não rendeu aquilo que o mundo inteiro estava esperando.
 Mas não faz mau!! Nós aqui mantemos a calma, na espera de uma seleção que , pelo menos chegue perto àquela de 1982.
 Às vezes pela minha convivência com o Sócrates, me perguntam o que ele fala da seleção de 82. Principalmente naquele jogo com a Itália. Ele pouco fala!!!! Mas pude ouvir alguma coisa. Como, o Brasil jogava pelo empate. E como é difícil jogar por esse resultado, e olha que durante o jogo o carrasco Rossi, só pegou na bola três vezes. O resultado foram três gols que nos tirou da competição.
O Magrão disse também que o time todo tinha certeza que não perderia esse jogo!!!!
 Revelou que o intervalo dessa partida, o Toninho Cerezo chorava, se sentindo culpado por a equipe Ter tomado um dos gols feitos por Rossi. Chorava feito criança.  Sócrates fez o papel de amigo, psicólogo, tentando levantar o seu moral.
Domingo passado a Globonews exibiu os melhores momentos dos jogos da seleção brasileira de 82. Matei a saudade de jogadas geniais... passes milimétricos, daquela arquibancada do estádio Sarriá na Espanha, toda amarela com a camisa de brasileiros, torcedores em peso!!!!
Gols de Éder, Zico, Serginho, Falcão, Sócrates , Júnior, entre outros craques. Entrevistas com cronistas esportivos da época, todos enaltecendo a nossa seleção. Era outro tempo, não havia crítica como hoje!!!!
Depois passou o último jogo... Itália e Alemanha... deu sono!!!!
No retorno ao Brasil, a seleção foi aplaudida por onde passou... aeroportos, palácios, nas ruas...
Mas foi em São Paulo que o então prefeito Paulo Maluf quis aproveitar o momento para fazer política. Sócrates, politizado como é, não aceitou o encontro, não compareceu!!! Desviou o caminho já no aeroporto!!!
 O mesmo aconteceu e Brasília. Desta vez  a recepção era por conta do então presidente da república João Batista de Oliveira Figueiredo. Era plena ditadura Militar. Sócrates também se recusou!!!!!
Mas acabou entrando no Palácio da Alvorada por pressão da CBF e do grupo.
 Mas a notícia vazou! Chegou aos ouvidos do presidente!
 Na hora em que foi cumprimentar o doutor Sócrates, o presidente falou baixinho ao pé de seu ouvido. ” VOCÊ É..........””” o resto  fica a critério da imaginação de vocês, caros leitores deste singelo articulista!!!! Este jornal é de respeito, e não posso repetir o que o Figueiredo  falou!!
Ah!!!!! Que saudade da seleção de 1982!!!

Bueno – cantor , compositor e apresentador do programa Canta Ribeirão pela Tv Thathi

Nenhum comentário:

Postar um comentário