domingo, 28 de agosto de 2011

Antonio Carlos e Jocafi


* Bueno
buenocantor@terra.com.br
www.buenocantor.blogspot.com

Sabe aquele dia em que a você acorda com uma música martelando na sua cabeça, ás vezes um grande sucesso das antigas (ou de hoje) e ela te acompanha em tudo que é canto? Eescovando os dentes a gente a canta, no chuveiro, então, soltamos o gogó sem dó, no carro, no trabalho a gente se pega cantarolando a tal canção...
Pois é, dia destes aconteceu outra vez comigo. Logo de manhã, me vi cantando As minhas coisas, música de Odair José, e quando a cantava no meu trabalho, meu amigo Wilson logo matou: “Buenão, essa é do Odair José”. E eu lhe respondi: “Na mosca, amigo”, mas o Fernando logo entrou no papo dizendo: “Mas esse cara é muito brega”. Daí, pensei: “Lá vem polêmica!!!” Fui-lhe perguntando: “O que é brega pra você, Fernando?”  Disse ele: “Ora, as letras das músicas, a própria melodia desse cara é brega”. Bom, preferi deixar o papo rolar, porque vi que não ia dar acordo, até porque Odair José faz parte da galera dos anos 60, hoje considerada brega.
Tem um programa no SBT, é de calouros, se não me engano chama-se Ídolos, que tem quatro jurados. Eles são um show à parte, sem dúvida! Um dia destes, uma jovem foi se apresentar e um deles pediu para ela cantar uma música de Taiguara. Ela, sem vacilar, torceu o nariz dizendo que Taiguara era brega. Meus amigos, os caras ficaram umas feras e depois de um qui­pro­quó danado pediram para ela se retirar, dizendo: “Caram­ba!!! Dizer que Taiguara é brega não dá”.
Temos, nos dias de hoje, um artista que tira a maior onda com sua pinta de brega: Falcão, um nordestino simpático, muito alto, meio desconjuntado, e a cada dia se apresenta com um paletó de cores “bem cheguei”. Na lapela, um tremendo girassol, um relógio amarrado e o numero de seu celular bem grande, para não ter que ficar repetindo. E olha que ele é arquiteto e vem de família abastada de Fortaleza.
Pra mim, mais brega que a banda Calypso não há nada atualmente, e pelo andar da carruagem parece que tomaram doril... Ser brega ou estar brega talvez até seja um estado de espírito, tipo: você resolve vestir tal roupa que há tempos estava guardada e sua esposa fala que não lhe caiu bem, que está meio fora de moda e coisa e tal. Nessa aí, com sutileza ela está te chamando de brega e por aí vai...
Outro dia cheguei na Secretaria da Cultura, onde trabalho, cantando o antigo samba Toró de lágrimas, dos meus amigos Antonio Carlos e Jocafi, e ao cruzar com o Picasso, sambista de carteirinha e que também trabalha lá, ele disse: “Buenão, esses caras são muito bregas!!!” Puxei o freio de mão e devolvi... “Mas como brega, Picasso, se esse samba tem mais de trinta anos e os caras colocaram na letra ‘Foi um amor programado por computador’, isso naquela época”... Ora, não posso concordar com meu grande amigo pagodeiro e o convenci de seu engano.
Antonio Carlos e Jocafi fizeram muito sucesso na década de 70 e aconteceu com eles o mesmo que ocorreu com a maioria dos artistas daquela época. Rádios dificilmente tocavam suas músicas, caíram no esquecimento, partindo então para shows e assim apenas os saudosistas como eu poderiam aplaudi-los.
Conheci Antonio Carlos e Jocafi através de meu grande amigo e músico Paulo Lakimé, na época dono do Bar Villa-Lobos. Além de dono do bar, Paulo viajava o Brasil como pianista deles. Eu e Sócrates fomos ao show deles no Villa-Lobos. Depois do show, marcamos de se encontrar na casa do Magrão, às duas da tarde do dia seguinte. Almoço, muito bate-papo e cantoria de qualidade. Claro que foi inesquecível!! Eles contaram cada história que levarei na lembrança para sempre, falaram de seus encontros com o escritor Jorge Amado, falaram muito do Rio São Francisco – que o povo nordestino ama com loucura –, contaram que todos os meses recebiam direitos autorais dos Estados Unidos pela gravação de Você Abusou pelo Steve Wonder, recebiam também da França e Espanha por usarem a mesma música em comerciais.
Entre causos e cantorias, invadimos a noite selando assim uma amizade que dura até hoje. Por essas e muitas outras, meu amigo Picasso, digo: Antonio Carlos e Jocafi não são bregas, não!

* Cantor e compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário