sábado, 23 de novembro de 2013

Sócrates, o taxista e o beduíno

Bueno *
buenocantor@terra.com.br
www.buenocantor.blogspot.com
 
Queridos amigos leitores, tenho muitas histórias sobre Sócrates para botar no papel, mas acho esta genial e decidi reapresentá-la como uma forma de reviver a memória deste que foi e ainda é um ídolo mundial. No próximo dia 4, fará dois anos que ele “viajou”... A saudade que sinto do amigo, só eu sei...
“Por ser amigo de Sócrates, muitas pessoas me procuravam para contar histórias que aconteceram com elas e para que eu pudesse levar até ele. Na verdade, elas gostariam de se aproximar do Magrão, mas não o faziam por receio de não ser bem recebidas pelo Doutor da bola, sem imaginar a doçura de pessoa que ele era. Vou narrar aqui duas histórias desse ídolo mundial.
Digo isso porque, muitas vezes, estávamos juntos e o via atender ligações de toda parte do planeta: autoridades italianas, jogadores de seleções estrangeiras, cantores e músicos mundialmente conhecidos, pessoas superfamosas que até hoje idolatram esse ex-jogador de futebol que fez parte de uma geração de gênios. Várias vezes ouvi dele: ‘Buenão, eu joguei com Zico, Júnior, Leandro e Falcão, sabe lá o que é isso?’ E eu, na minha condição de mais um fã, sempre vejo passar na minha cabeça o filme daquela magnífica seleção.
Vou contar hoje dois casos envolvendo o nome Sócrates. Estava numa festa que acontece todo mês de maio na Fazenda Santa Estela, encontro nacional de sanfoneiros, e um rapaz de trinta e poucos anos foi chegando, pediu licença, sentou-se na minha mesa, disse que sempre me via em companhia do Magrão, era louco pela aproximação mas tinha receio. Queria contar uma história em que o Doutor da bola o salvou. Seu nome é Carlos, disse ser dentista em Franca, mas era de Ribeirão Preto e estava por aqui direto.
Agora, vejam vocês como Sócrates é ídolo mundial. Doutor Carlos foi fazer uma viagem a Toronto, no Canadá, e seu avião lá pousou de madrugada. Os passageiros foram esvaziando o aeroporto nos táxis e sobrou apenas um. Segundo nosso dentista, o taxista era um negro enorme e cismou de não levar nosso brasileiro, simplesmente se recusou. Como estava em terra estranha, doutor Carlos ficou na dele esperando pela volta de outro táxi. O tempo foi passando e nada de aparecer outro carro de aluguel. O taxista se aproximou e puxou papo em inglês, indagando de que país era nosso passageiro, que de imediato lhe respondeu na mesma língua: ‘Brasil!’
O taxista arregalou os olhos e disse: “Brasil???” E emendou outra pergunta... ‘Sócrates?’ Doutor Carlos sentiu firmeza e mandou de volta: ‘Sócrates é meu amigo’. Ele nem havia finalizado a frase quando viu o taxista apanhar suas malas e colocá-las no carro. Depois, conduziu-o a seu destino. No trajeto passou a fazer perguntas sobre nosso Doutor da bola. O brasileiro disse ser da mesma cidade do craque, que conhecia toda a família... O homem, maravilhado, passou a falar o quanto era fã do Magrão, tão fã que quando nasceu um de seus filhos colocou o nome inteirinho de Sócrates – e olha que o nome do Doutor é enorme. Imaginem o alivio do nosso brasileiro.
Outra história foi contada por uma senhora que esteve em situação idêntica ao brasileiro da primeira. Segundo ela, em uma excursão de professoras que fez para a África, um dos passeios era conhecer como viviam alguns beduínos no deserto. Ao chegar no local, o grupo de brasileiras se aproximou de uma daquelas barracas de lona rodeada de areia e o guia disse ao morador: ‘Essas pessoas são do Brasil!’ Novamente, a mesma pergunta de admiração: ‘Brasil??? Sócrates???’ E saiu caminhando e falando: ‘Sócrates, Sócrates, Sócrates...’ Em seguida, abriu um baú e tirou um pôster do Doutor com a camisa 8 da seleção brasileira, deixando todos boquiabertos. Ficaram surpresos ao testemunhar o quanto nosso craque era querido também naquela região do mundo.
Tenho muitas histórias do Doutor para contar, mas fica para outro dia. Ouvindo essas e outras, sinto um orgulho imenso de ter como amigo, afilhado e compadre o Doutor Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira Oliveira.”
 
* Cantor e compositor

Nenhum comentário:

Postar um comentário