sábado, 2 de junho de 2012

Principais avenidas

Você conhece os significados dos nomes das principais ruas e avenidas de Ribeirão Preto? O livro "Ruas e Caminhos", publicado em 2007, é resultado de uma extensa pesquisa do Arquivo Público Municipal nesse sentido.

Confira aqui alguns sisgnificados.

Av. Independência:

Homenagem à independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822.

Av. Portugal:
País euroupeu localizado na península ibérica.

Av. Jerônimo Gonçalves:
Nasceu na Bahia, em 1835. Guarda da Marinha, atuou com distinção na Guerra do Paraguai. Reformado em 1883, voltou ao serviço em 1893, quando atuou na Revolta da Armada como almirante da Marinha Legalista que enfrentou os rebeldes. Faleu em 1904.

Av. Doutor Francisco Junqueira:
(Francisco da Cunha Junqueira). Nascido em Ribeirão Preto, em 1º/08/1880, filho de Luíz da Cunha Junqueira e Iria Alves Ferreira, formou-se bacharel em diversas legislaturas pelo antigo PRP (Partido Republicano Paulista), vereador e presidente da Câmara Municipal de RP. Foi ainda Secretário da Agricultura no governo revolucionário do Doutor Pedro de Toledo na Revolução Constitucionalista, no ano de 1932, sendo enviado para Portugal ao terminar a revolução. Retornou ao Brasil em 1933, tornou-se grande lavrador de café e proprietário da fazenda Brejinho, no Distrito de Bonfim Paulista. Faleceu em São Paulo, SP, em 29/04/1940. Em 1897, esta rua se chamava Dr. Cesário Mota e, em 1927, Av. do Café. Posteriormente, foi denominada Av. Francisco Junqueira.


Av. Maurílio Biagi:
Nasceu em Pontal, SP, no sítio Vargem Rica, em 4/12/1914. Filho de Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi, cursou o externato Cezário Mota e Liceu Salesiano na cidade de Campinas, onde se formou contador. Desde jovem, trabalhou ao lado de seu pai e irmãos na Usina da Pedra em Serrana, SP. Em 1936, comprou, com outros sócios, a Usina Santa Elisa que, sob sua administração, foi transportada de um pequeno engenho a uma das mais bem equipadas usinas de açúcar e álcool da região. Pioneiro e expoente do agronegócio, investiu em recursos técnicos e humanos para a criação e desenvolvimento de um diversificado conjunto de empresas dividas em 3 grandes grupos: Zanini (com diversas empresas controladas e vinculadas), Refrescos Ipiranga S.A. e Usina Santa Elisa S.A. Casou-se com Edilah Lacerda Biagi, com quem teve oito filhos. Faleceu em Sertãozinho, SP, em 21/02/1978, sendo sepultado na Usina Santa Elisa.

Av. Nove de Julho: 
Esta avenida foi denominada anteriormente de Indenpendência. Posteriormente, seu nome foi mudado em homenagem ao dia em que teve início a Revolução Constitucionalista Paulista em 1932 - movimento em prol da elaboração de uma nova constituição e, contra o governo provisório de Getúlio Vargas, implantado em 1930.

Av. Presidente Vargas:
(Getúlio Dornelles Vargas). Nasceu em São Borja, RS, no dia 19/04/1882, filho de Manuel do Nascimento Vargas e Cândida Dornelles Vargas. Formado em Direito, foi deputado estadual, federal, governador do Rio Grande do Sul e ministro da Fazenda na gestão de Washington Luís. Foi chefe do governo provisório, logo após a Revolução de 1930 até 1934, quando foi eleito presidente da República pela Assembléia Constituinte, sob pretexto de um golpe comunista. Em novembro de 1997, Vargas dissolve o Congresso e os partidos políticos. Renuncia em 1945 e elege-se novamente pelo voto popular em 1950. Não concluiu o mandato, pois suicidou-se em 24/08/1954, no Rio de Janeiro, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário