domingo, 17 de junho de 2012

CAETANO VELOSO NO BARMANIA!!!

 


Paulinho Brasília, o figura anexou o nome da capital do Brasil ao seu porque é de lá, cidade onde nasceu e viveu até parte de sua adolescência. Foi em Brasília que aprendeu os primeiro acordes de violão que hoje domina com habilidade de gênio. E lá, também já compunha diversas canções com apenas doze anos de idade.
Recentemente foram gravadas num cd o qual tenho o privilégio de ter um exemplar, diga-se de passagem, um dos mais estimados e ouvidos por mim.
Atualmente, prestes a dar mais um salto em sua carreira, está gravando mais um deles em parceria com o polêmico Jorge Kajurú. Imagina só o que deve sair!
Paulinho chegou em Ribeirão Preto e logo montou um bar. Pequeno, mas aconchegante  e com gente esparramada pelas calçadas. Ele ficava na Rua Florêncio com a Marechal.
Depois, na Quintino Bocaiúva montou o Bar Bay Brasil, sempre com música de altíssimo nível.
Paulinho sempre foi muito querido em  Ribeirão. Não somente por conta de seu talento, mas também pelo grande homem, amigo e leal que sempre foi.
Por isso, no  ano retrasado, pelas mãos do vereador Leopoldo Paulino, também engajado na vida artística, referendou nosso amigo com a maior das honrarias da cidade – O Título de Cidadão Ribeirão-pretano. Agora Paulinho é também filho de nossa terra. Viva!
Há  cerca de vinte anos o Paulinho  decidiu empreender, hoje o que é reconhecido como  o berço da MPB em Ribeirão Preto. Quem não conhece o Bar- Mania... ou é ruim da cabeça ou dos ouvidos! É o centro do burburinho noturno e reúne a nata musical da cidade e toda a região.
Seu nome é tão lembrado fora daqui quanto o Pingüim!
Por ali vi passar Guilherme  Arantes, Belchior, Beto Guedes, 14 Biz entre outros grandes nomes da Música Popular Brasileira.
O bar tem uma decoração bastante peculiar. Fotos de todos os artistas que por ali brilharam são carinhosamente preservadas entre quadros de artistas plásticos de nossa cidade. Um painel marca a inovação e uma forma diferente de valorizar os artistas locais. Ali eles podem disponibilizar seus CDs para que sejam visualizados e comercializados.
Um verdadeiro centro cultural.
Sem esquecer sua arquitetura acolhedora, toda em madeira com o ambiente  meio escuro que dá um ar de romantismo! Quantas histórias já ouvi por ali. Meu amigo Hélio Lázaro tem uma dessas  que vale a pena ser contada, mas essa numa outra oportunidade.
Voltando ao Paulinho, esse cara é um grande artista! Tem facilidade para imitar vozes masculinas e femininas de grandes cantores. Num final de noite desses, Paulinho começou a imitar a Gal Costa com assustadora perfeição. Já era madrugada, portanto, poucos boêmios no bar. Os clientes fechavam as contas  quando um deles, “bebaço” não queria pagar a conta. Na condição de dono do local, Paulinho foi argumentar com o cidadão e o cara respondeu. ”Eu não vou pagar a conta não porque a menina parou de catar”. Indagou o embriagado. Ao Paulinho somente restou uma prolongada gargalhada.
 Foi numa dessas oportunidades que o Caetano Veloso esteve em Ribeirão para dar um espetáculo na Cava do Bosque. Algumas jovens foram à tarde no ginásio ver o ensaio do artista. A esperança era vê-lo. Por sorte quando Caetano estava chegando, encontrou com as Fãs e as convidou para acompanhar o ensaio. Rolou uma amizade. Durante a conversa com as meninas, Caetano perguntou aonde elas iriam depois do show que aconteceria logo mais à noite. Foi ai que elas disseram, “no Bar Mania”.
O artista ficou com o número de celular de uma delas prometendo que iria lá depois da apresentação. Claro que ninguém acreditou, tampouco ficaram esperando!
Mas já era prá lá de uma hora da manhã. Fim de show as meninas foram ao Bar, quando o telefone celular de uma delas tocou e inacreditavelmente era Caetano Veloso querendo saber como teria de fazer para chegar no bar.
A noite foi uma das mais encantadoras do Bar Mania. Caetano chegou, sentou, cantou, deu autógrafos.... Quanto ao Paulinho, ele mesmo que me contou essa história embasbacado, amanheceu o dia sentado na escada de entrada do Bar Mania papeando  durante horas com ninguém mais ninguém menos que Caetano Veloso!
 A amizade nasceu dali.  Caetano já voltou várias vezes ao bar  e sempre que vem  dá “canjas” e jamais deixa de prestigiar o amigo Paulinho Brasília.

Bueno – cantor, compositor


Nenhum comentário:

Postar um comentário