segunda-feira, 8 de julho de 2013

Amigos o coração escolhe

* Bueno
buenocantor@terra.com.br
www.buenocantor.blogspot.com

Vi esta frase no Faceboock e me apaixonei, foi amor a perder de vista. Tenho essa mania, vejo uma frase e viajo para mundos inimagináveis, nem sei quem é o autor, mas ela é genial: “Amigos o coração escolhe”. E olha que meu coração tem se dado bem nas escolhas, tem me presenteado com amigos maravilhosos, amigos por quem choro sempre que me vem à mente uma situação em que vivemos juntos, amigos recentes, amigos do meu tempo de menino, da minha juventude, aqueles que pouco vemos, mas sempre que isso acontece não tem como conter a emoção.
Sócrates, meu grande amigo, numa noite no Empório Brasília, estávamos no maior bate-papo, daí ele se calou, ficou um tempão olhando o vazio, parecendo muito distante. Magrão tinha muito disso. De repente voltou com a corda toda e até deu de filosofar quando entrou na prosa o assunto amigo. Num certo momento, ele disse: “Buenão... Conheço tanta gente, mas amigos mesmo, não tenho muitos, mas os que tenho te garanto que são grandes amigos.” E completou: “Buenão, leve esta contigo: amigos não se compra... se conquista”.
E por falar em amigos, vou comentar algumas músicas que nos fazem valorizar ainda mais os amigos que temos, como aquela de Milton Nascimento e Fernando Bland, que escreveram a imortal letra de Canção da América: “Amigo é coisa pra se guardar, no lado esquerdo do peito” Essa é uma pancada.
Roberto Carlos compôs Amigo e surpreendeu seu parceiro Erasmo Carlos num especial de fim de ano, ao cantar e dizer que havia feito essa música pra ele. Ambos choraram muito. “Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas, você que me diz a verdade com frases abertas, amigo você é o mais certo nas horas incertas”. Também acho que amigo é isso, amigo que é amigo aparece nas horas incertas, são nossos anjos. No final, Roberto encerra com “não preciso nem dizer, tudo isso que eu te digo, mas é muito bom saber, que eu tenho um grande amigo”.
Músicas que falam de amigo, de amizade, existem dezenas e nesta minha crônica de hoje queria falar de um amigaço escolhido pelo meu coração. Ele está morando muito longe, em Belém do Pará, seu nome é Renato Rodrigues. Faz quase oito anos que Renato, por motivos profissionais, deixou nossa Ribeirão Preto, mas nos comunicamos sempre por e-mail e nos tratamos como amigos-irmãos.
Acho genial, fomos apresentados por outro grande amigo, coronel Luiz Menegucci. Ele disse que Renato cantava muito bem e quando o vi cantando tirei meu chapéu, é dono de uma voz afinada, forte e grave, um sambista nato. Logo o convidei para uma participação especial em meu show e ele arrasou. Não bastasse isso, também é um compositor admirável.
Quando meu filho Lucas Bueno nos deixou, sem que eu soubesse, Renato carinhosamente compôs uma música pra mim, ela ajudou-me a superar tamanha perda. Tanto letra quanto música são lindas, é uma mensagem de muita energia. Ele a cantou em seu último show antes de se mudar para o Norte.
Por parte de pai, nas veias de Renato corre sangue espanhol e ele teve a sacada de fazer a letra toda na língua paterna, Bueno que seas Bueno.
Diz parte da letra que “bueno” é bom em espanhol e por ser um cara bom sou seu amigo, me aconselha a seguir minha história porque assim é a vida, às vezes maravilhosa, outras vezes tão sofrida... Que eu siga entre canções porque minha vida é cantar...Juntos fazemos a festa e também choro contigo... amigo te quero muito como se fosse meu irmão... No final diz: “Tu vives para cantar...” Sempre que a ouço não tem como não me emocionar.
Pois é, meu querido amigo-irmão Renato, amigos o coração escolhe e você acho até que meu coração demorou um bocado para encontrá-lo, isso porque amigo como você é a coisa mais difícil de achar... Ainda bem que ele conseguiu.

* Cantor e compositor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário